Pular Links de Navegação
Conheça

História

Guarajuba é originária de uma antiga vila de pescadores e ainda conserva esse ambiente rústico e bucólico em alguns pontos, principalmente na área conhecida como Praia do Porto de Guarajuba, onde há uma maior concentração de pescadores.

Neste local os barcos de pesca ancorados criam uma atmosfera poética de vila, principalmente no entardecer e quando a maré está baixa.

A palavra Guarajuba vem do tupi-guarani e significa Garça Dourada referenciando a ave muito comum na região das lagoas, que por serem tão importantes para o ecossistema em sua diversidade de flora e fauna fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental, a APA Lagoas de Guarajuba.

A região da APA Lagoas de Guarajuba propicia abrigo e alimento à fauna, em especial, as aves aquáticas.

A Área abrange uma grande extensão urbana, por isso torna-se necessário à conservação dos recursos naturais existentes.

Completa infra-estrutura

Guarajuba é um balneário muito bem estruturado, possuindo praias de águas cristalinas e mar calmo, devido à proteção das barreiras de arrecifes, os quais formam piscinas naturais de águas tranqüilas, ideais para o banho de crianças, natação e admiração da fauna marinha nas paredes de corais:pinaúna (ouriço do mar), caranguejo pequenos peixes entre outros.

Em trecho mais adiante da sua orla, situa-se uma praia excelente para a prática de esportes náuticos como surf e windsurf, permitindo ainda a pesca, em companhia de experientes pescadores locais, e o mergulho. É a conhecida Praia do Surf, muito procurada pelos jovens aficionados desses esportes tão saudáveis á vida humana.

Costa dos Coqueiros e suas belezas naturais

Guarajuba constitui-se em um cenário dos mais deslumbrantes ao longo da Costa dos Coqueiros. Sua orla marítima é dotada de total organização. As barracas de praia são padronizadas e atendem bem aos moradores e aos visitantes de fins de semana, bem como aos turistas de todo o Brasil e procedentes de vários países, a exemplo de alemães, italianos, espanhóis, americanos, argentinos, portugueses e outros.

Guarajuba possui ainda construções que propiciam conforto e prazer aos seus moradores e visitantes, como quadras esportivas, espaços apropriados para crianças e idosos, uma ciclovia e um ambiente propício ao descanso. O coqueiral, farto e verdejante aliado às areias brancas da praia e ao azul do mar, formam um cenário de rara beleza, que enseja deslumbramento na sua contemplação.

Hotéis bem equipados, pousadas, restaurantes e bares, oferecem conforto e uma culinária típica e deliciosa, à base de frutos do mar.

Em Guarajuba, situam-se condomínios residenciais muito bem urbanizados, com várias praças, bem como ruas largas e pavimentadas, dotadas de muita arborização, que servem de acesso a belas residências e casas de praia, as quais atestam não somente um aconchegante ambiente familiar, como também o alto nível social e expressivo poder aquisitivo dos seus condôminos.

Caracteriza-se como uma reunião formada por condomínios residenciais em um ambiente familiar, destacando-se entre eles o Condomínio Paraíso, Paraíso dos Lagos, Paraíso do Mar, Costa Esmeralda, Corais, os quais reúnem os mais modernos conceitos de urbanismo e arquitetura, voltados para a integração com o ecossistema, proporcionando acentuado nível à qualidade de vida dos seus moradores.

Vale ressaltar que todas as áreas privativas desses condomínios em Guarajuba são estritamente residenciais quanto ao seu uso, mediante o controle de acesso de pessoas por meio de guaritas de vigilância, sendo expressamente vedada à instalação nessas áreas de habitação, de estabelecimentos comerciais de qualquer natureza.

Pertinho do Aeroporto e de Salvador

Salvador é considerado um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. São dezenas de monumentos históricos, praças e igrejas. Ostenta o melhor bairro histórico do país, o Pelourinho, e possui uma culinária tão exótica como saborosa.

A capital tem o maior carnaval do planeta com a presença de mais de dois milhões de turistas foliões. Guarajuba está apenas a 40 Km do aeroporto internacional de Salvador. Até o centro de Salvador são 70 Km.

Praia do forte

Em Praia do Forte, a apenas 14 Km de Guarajuba, encontra-se o conhecido Projeto Tamar, que luta pela preservação das tartarugas marinhas. Imbassaí, distante 20 Km de Guarajuba, oferece o encontro do rio com o mar formando um cenário incrível. Em Sauípe foi construído o maior empreendimento turístico da Améria Latina, distante 32 Km de Guarajuba.


Todos os Direitos Reservados à “Praia de Guarajuba”| 2008 / 2012
www.guarajuba.com